Apoio e Conscientização ao Novembro Azul – 2020

Mês de conscientização sobre a saúde do Homem.

Em apoio ao novembro azul, a Vega Manaus realizou no dia 05/11/2020 diversas atividades para conscientizar os Colaboradores sobre a prevenção do câncer de próstata. Em parceira com a PROVISA, recebemos a Enfermeira Etelvina que realizou palestras, orientações e distribuição de folders voltados para a campanha. Além disso, sorteamos alguns brindes para os participantes.  Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Importância do mês e da conscientização.

A campanha novembro azul busca criar a consciência em homens, sobre a importância da atenção e o cuidado diário com a saúde, além da prevenção e o diagnóstico precoce de doenças mais comuns no sexo masculinos. A realização de exames de rotina, aferição de pressão arterial, medição de colesterol e glicose, costumam fazer parte de hábito de cuidados pessoais da maioria das mulheres, e pouco estão presentes na vida do homem, essa realidade precisa mudar.

Diversas ações buscam orientar homens e suas famílias sobre a importância do cuidado integral da saúde, esse alerta parte da necessidade de procura ao atendimento médico e não apenas em casos de urgência, realizando a marcação de exames preventivos.

Fique atento aos fatores de risco.

Atenção para os cuidados e sintomas;

O câncer de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágios mais avançados podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hamatúria (presença de sangue na urina). Além de ocasionar dor óssea, principalmente na região das costas, que ocorre devido à presença de metástases um sinal de que a doença evoluiu para uma maior grau de letalidade.

Evite consumir bebidas com álcool e fumar cigarros;

  • Faça exercícios físicos para manter o organismo saudável;
  • Cuide da alimentação, evite alimentos ultra processados;
  • Não faça o uso excessivo de medicamentos, seu corpo pode ser prejudicado;
  • Uma vida sexual saudável contribui para saúde e o funcionamento da próstata;

 

  • Hábitos ruins

Alimentação inadequada, com excesso de gordura animal e insuficiente em frutas, verduras, grãos e legumes;

  • Obesidade

O sedentarismo é um grande vilão para pessoas acima do peso, em virtude ao aumento das chances de avanço do câncer de próstata.

  • Genética.

Se dentro do ciclo familiar mais de dois parentes tiveram câncer, em gerações seguidas (Bisavô, avô e pai);

  • Entinia

Esse tipo de câncer é duas vezes mais comum em pessoas negras.

Informações Adicionais;

  • Um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.
  • O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer no sexo masculino, atrás apenas do câncer do pulmão.
  • A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá, de câncer de próstata.

FOTOS:

 

5 Comentários

  1. erotik disse:

    If you want to use the photo it would also be good to check with the artist beforehand in case it is subject to copyright. Best wishes. Aaren Reggis Sela

  2. erotik izle disse:

    Hello colleagues, fastidious piece of writing annd pleasant arguments commented here, I am genuinely enjoying by these. Sharl Gayle Kirk

  3. erotik disse:

    I really liked your blog article. Thanks Again. Awesome. Lorelle Sawyer Penn

  4. erotik disse:

    Im obliged for the blog article. Really looking forward to read more. Want more. Bernadene Alasdair Fulton

  5. erotik disse:

    Very good post! We are linking to this particularly great post on our website. Keep up the great writing. Patricia Ari Titos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *