Blitz da Saúde. Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio.

Setembro Amarelo – dia mundial de prevenção ao suicídio (10 de setembro)

No dia 04/09/2020 realizamos uma ação em apoio a campanha mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).  Em parceria com a Provisa, realizamos palestras, distribuição de folders, dinâmicas etc. Na oportunidade ressaltamos a importância de procurar ajuda,  falar o que esta pensando, sentido e também a importância de não ignorar um pedido de ajuda visto que, na maioria das vezes as pessoas que tentaram tirar suas própias vidas ou tentaram suicídio não procuraram ajuda e, por isso, não receberam o auxilio necessário.

O que é o setembro Amarelo?

O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de valorização da vida), CFM (Conselho federal de medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar á cor ao mês que marca.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias (Fonte: setembroamarelo.com)

Prevenção:

As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.. (fonte: https://www.setembroamarelo.org.br/o-movimento/)

Você não está sozinho !!

 

fotos: 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *