Blitz da Saúde – Campanha de Combate ao Tabagismo

29 de agosto – Dia Nacional do Combate ao tabagismo

No dia 29 de agosto se comemora o dia nacional de combate ao fumo. A Vega manaus em parceria com a Provisa Saúde, realizou algumas ações em alusão a este dia. Na oportunidade foram realizadas palestras, distribuição de folders e realização de teste que mede a quantidade de monóxido de carbono no pulmão dos fumantes.  O nosso intuito é conscientizar sobre os riscos causados pelo fumo e explicar à todos que é possível, sim, largar esse vício. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabaco mata mais que doenças como malária, AIDS e tuberculose juntas. O que mais preocupa é que, na maioria dos casos, o fumante conhece os malefícios, mas não possui a intenção de parar o uso.

Risco do fumo

O fumo causa muitos danos à saúde humana, principalmente no que diz respeito ao sistema respiratório. Ao utilizar cigarro, charuto, cachimbo e outros derivados do tabaco, estamos colocando no nosso organismo mais de 4.000 substâncias tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono e alcatrão.

A nicotina é a substância que causa dependência química. Ela causa sensações agradáveis no corpo, o que faz o usuário querer a substância sempre mais. Com o tempo, o organismo passa a necessitar daquela substância, ocasionando, assim, a dependência e o consumo exagerado, que pode levar a doenças sérias no organismo. (fonte : https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/fumocombata-esse-mal.htm)

É possível parar de fumar?

Apesar de o fumo causar dependência, é possível, sim, parar de fumar. No Sistema Único de Saúde (SUS), existe tratamento com uma abordagem cognitivo-comportamental, auxiliando o fumante a desenvolver formas de parar e permanecer sem o fumo. Algumas vezes, no entanto, são necessários medicamentos, os quais também são disponibilizados pelo SUS. (fonte : https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/fumocombata-esse-mal.htm)

Com força de vontade, é possível superar esse vício!

FOTOS:

     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *