Projeto social do Busão Cultural

No período de 11 à 19 de Julho de 2017, o Sinetram em parceria com a Vega, Comunidade e Associações dos bairros adjacentes realizaram o projeto de incentivo à leitura – Busão Cultural, cujo proporciona e incentiva a população à leitura.

Ao todo são disponibilizados um acervo de 4000 livros para variados públicos que acessam o ônibus articulado e transformado em espaço cultural.

Na realização das atividades no decorrer da semana, houveram-se diversos serviços proporcionados à comunidade localizada nas proximidades da praça irmã helena, Rua Chico Mendes, Terra Nova II, Zona Norte de Manaus.

Ações sociais voltadas para a beleza como corte de cabelo, para o artesanato como reciclando materiais na confecção de objetos sustentáveis, para a culinária que esteve presente nas aulas de preparos rápidos das pessoas que estiveram presentes no local. Programações que envolvam a música, teatro, esporte, economia doméstica, desenho e reforço escolar também fazem parte das ações praticadas no projeto.

Todos os recursos de logística para a locomoção dos alunos das escolas convidadas foram disponibilizados pela Vega, que no entanto não mediu esforços para colocar em prática as ações do projeto no intuito de alcançar crianças, jovens e adultos com atividades lúdicas para o entretenimento e aprendizagem de forma dinâmica.

A qualidade com que a estrutura oferecida á população é evidenciada pelos recursos especiais como livros em braile, digitais, acesso ao wifi para consultas ao acervo multimídia e rampa de acessibilidade para cadeirantes. Com tudo, o foco central está posto em oferecer atividades ao alcance de todos independente das condições e/ou classes sociais que a comunidade exerce.

A parceria das lideranças comunitárias e dos diretores das escolas das comunidades em que o Busão Cultural se estabelece é imprescindível para a manutenção do trabalho realizado, tornando gratificante o ato de servir e oferecer alegria e diversão ao público carente de um evento especial e que para as crianças tornem momentos simples e inesquecíveis de valorização à infantilidade.

A Presidente da Associação Marias do Bairro, Bara Costa, que esteve na participação integral no desenvolvimento dos serviços prestados declarou:

“A recepção da comunidade foi ótima. O busão Cultural propõe essas atividades para todos, mas ele fica muito pobre se não tiver a participação das pessoas integrando o trabalho trazendo materiais para a confecção dos objetos recicláveis.

Aqui propomos a interação entre família com a geração de uma nova renda a partir dos novos aprendizados obtidos no projeto”, declara.

A Associação possui três anos de existência e oferece cursos semanalmente para mulheres, sejam elas aposentadas ou donas de casa. Localizada no bairro Lírio do Vale, Zona Oeste, atualmente atende à 506 Marias que participam frequentemente das atividades propostas.

No último dia de encerramento das atividades, contou-se com a musicalidade da Banda Vila da Barra – Banda Marcial que leva a sinfonia e essência dos jovens e pré-adolescentes que compõem o corpo musical, demonstração do projeto social de luta Allan Cortinhas e a cerimônia de agradecimento aos colaboradores da eventualidade.

Estiveram presentes: Carmine Furlleti, Presidente do Sinetram; Marco Aurélio, Diretor da Vega Transportes; Michelle Freire, Analista de Recursos Humanos; Rosemary Karcellys, Presidente da FECOAM; Bara Costa, Presidente da Associação Marias do Bairro e dentre outros homenageados da tarde do dia 19 de Julho.

O projeto cultural estende-se por todas as zonas da cidade de Manaus atendendo à toda comunidade de maneira cordial mensalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *