A telemetria é um sistema integrado de última geração, que tem como principal objetivo monitorar os veículos. Ela é utilizada para comandar, medir e rastrear os veículos da frota de sua empresa de forma remota. Por meio de uma comunicação sem fio (wireless), que pode ser feita por sinais de rádio ou satélite, é possível acompanhar a localização e diversos parâmetros de um veículo a centenas ou milhares de quilômetros de distância.
Essa tecnologia tem sido amplamente utilizada em máquinas, equipamentos e veículos que estão em constante movimento e, por isso, sem a telemetria, não seria possível realizar o controle dos mesmos. Esse equipamento coleta diversas informações e transmite para uma central que tem como principal função decodificar os dados e apresentar as informações para gerentes ou pessoas responsáveis pela gestão da frota.
Bom, segue aqui alguns dos inúmeros motivos que nos move a usar a Operação Telemetria, acompanhe:
A Condução Econômica é uma extensão para a Operação Telemetria, pois com as técnicas de condução econômica, é possível conseguir resultados satisfatórios. A seguir, iremos ver algumas técnicas que irão alavancar os resultados da Operação Telemetria.
Técnica 01 – Não acelerar nos declives;
Técnica 02 – Dirigir com atenção nas informações dos instrumentos do painel;
Técnica 03 – Não descansar a mão no câmbio de marcha;
Técnica 04 – Fazer programação de pontos de paradas e semáforos;
Técnica 05 – Não frear desnecessariamente.
Técnica 06 – Não dirigir apoiando o pé no pedal da embreagem;
Técnica 07 – Sair com o veículo lentamente;
Técnica 08 – Sair com veículo fazendo o uso somente do torque que é gerado ao soltar o penal da embreagem (em superfície plana);
Técnica 09 – Fazer o uso da 6ª marcha com velocidade superior a 50km/h;
Técnica 10 – Operar as marchas 1ª e 2ª em baixas rotações;
Técnica 11 – Sair de 2ª marcha em superfície plana;
Técnica 12 – Engrenar as marchas de acordo com a topografia da via;
Técnica 13 – Antes de iniciar a subida de um aclive, engrene a marcha que irá transmitir torque necessário para subir o aclive por completo;
Técnica 14 – Não fazer a troca de marchas no meio de aclives.
Técnica 15 – Manter a inércia do veículo;
Técnica 16 – Não acelerar nas trocas de marchas;
Técnica 17 – Nos declives, usar o freio auxiliar;
Técnica 18 – Utilizar calibragem corretas nos pneus;
Técnica 19 – Não deixe o veículo por mais de 5 minutos em marcha lenta;
Técnica 20 – Se possível, cruze marchas;
Técnica 21 – Manter distância de segmento;
Técnica 22 – Acelerar rapidamente;
Técnica 23 – Não acelerar antes de desligar o motor;
Técnica 24 – Não é preciso aquecer o motor para sair de manhã, sair com sem forçar.
Técnica 25 – Não acelerar pra encher os cilindros de ar;
Técnica 26 – Reduzir o tempo de parada.